Teatro Dom Roberto – Red Cloud

Red Cloud Teatro de Marionetas

E uma das formas de teatro popular de fantoches português que teve o seu crescimento a partir do sec. XVIII através da expansão das companhias itinerantes que se apresentavam nas grandes cidades por toda a Europa.

Este Teatro era feito nas ruas, praias, romarias e feiras, apenas por um bonecreiro solitário com a sua barraca, fantoches e palheta; objecto que quando colocado no palato amplifica todos os sons emitidos por ele, acentuando o jogo de dinamicas de manipulação acelerada e ritmada que desde há duzentos anos paira no cume da Barraca do Dom Roberto, com pequenos ou grandes truques, dependendo do “Bonecreiro” e das peças por ele representadas.

O Teatro Dom Roberto está para Portugal assim como o Punch and Judy está para Inglaterra, o Guinhol está para França e Polichinello está para Itália.

Hoje em dia o Teatro Dom Roberto é uma relíquia da cultura popular portuguesa de marionetas, que esteve perto de extinção em 1980. No entanto, por essa altura, João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), encenador, actor e marionetista, recupera o reportório e através dele, dá-se o surgimento de uma nova geração de bonecreiros que se revela cada vez maior.

O reportório que apresentamos foi recuperado por Sara Henriques a partir dos registos vídeo do Teatro Dom Roberto de João Paulo Seara Cardoso.